Desde 2008, a Aldeia Teý’ikuê, no município de Caarapó, MS, e as duas escolas da aldeia, Yvy Poty e Nhandejara Polo, convidam seus anciãos, os mestres tradicionais, nhanderu e nhandesy, para uma aula especial que acontece todo dia 24 de junho. Trata-se da cerimônia do Temity Ára (dia do plantio). O dia 24 de junho, ou mais precisamente, o solstício de inverno, é o início do ano no calendário Guarani e Kaiowá. Na última sexta-feira (24) foi realizado mais uma vez o ritual do batismo de todas…
ContinuarAdicionado por neimar machado de sousa em 1 julho 2017 às 15:30 — Sem comentários
Os Jara são entes imateriais personificados e senhores de todas as coisas. Ser o dono de algo, na cultura kaiowá, significa ser origem, dispensador, e ao mesmo tempo guardião. A humanidade e seu espaço possuem seu dono, Nhandejara e Tekojara. A compreensão do dinheiro e a monetarização de todas as coisas, que ocorreu com a chegada dos brancos, não poderia ser interpretada diferentemente para esta sociedade e sua cosmologia. É comum os kaiowá chamarem os…
ContinuarAdicionado por neimar machado de sousa em 1 julho 2017 às 13:00 — Sem comentários
O Brasil possui 1.113 terras indígenas. Destas, 654 aguardam atos administrativos do Estado para terem seus processos demarcatórios finalizados. Este número corresponde a 58,7% do total das terras indígenas do país. Uma das causas do atraso na demarcação destas terras indígenas, segundo o governo, é o reduzido orçamento para custear os estudos em campo e ampliar as equipes técnicas, acrescido da alegação pura e simples do atual chefe do executivo de que não haverá mais um centímetro de terra…
ContinuarAdicionado por neimar machado de sousa em 19 janeiro 2017 às 15:00 — Sem comentários
Reuniu-se hoje (09) na secretaria municipal de educação de Maracajú – MS a comissão de professores indígenas do Fórum Estadual de Educação Escolar Indígena – FOREEIMS com o objetivo de planejar a participação dos educadores indígenas de Mato Grosso do Sul no II Fórum Nacional de Educação Escolar Indígena - FNEEI, que se reunirá na cidade de Brasília, na Universidade de Brasília (UnB), entre os dias 24 e 28 de outubro.
A reunião do Fórum começou pela aldeia Sucuri’y, com visita à…
ContinuarAdicionado por neimar machado de sousa em 9 setembro 2016 às 23:44 — Sem comentários
Roberto Carlos
Prof. Neimar Machado de Sousa (FAIND/UFGD)
A última pessoa que eu esperaria cruzar numa aldeia guarani do ms era o Roberto Carlos, da jovem guarda. Eu o encontrei mais de uma vez na terra indígena te’ýikue, município de Caarapó, ms. Inicialmente pensei que estivesse interessado no conservatório de música, que está em estágio final de construção, ou mesmo na orquestra de violões que, desta aldeia, encanta…
ContinuarAdicionado por neimar machado de sousa em 22 julho 2015 às 10:54 — Sem comentários
Olhar 43
Neimar Machado de Sousa (FAIND/UFGD)
Os jovens que adolesceram na década de 80 lembram, com certeza, da banda RPM e de seu vocalista rouco Paulo Ricardo. Seu sucesso mais conhecido e que marcou o pop-rock brasileiro, Olhar 43, cantava em 1985: “é perigoso o seu sorriso, é um sorriso assim jocoso, impreciso, diria misterioso, indecifrável, riso de mulher.”
Entre os risos indecifráveis de mulher, certamente o mais…
ContinuarAdicionado por neimar machado de sousa em 11 julho 2015 às 0:08 — Sem comentários
Na comunidade indígena APYKA´I localizada em Dourados (MS) às margens da BR 463, sentido Ponta Porã, vivem cinco famílias sobreviventes dos Guarani e Kaiowa que nos últimos 25 anos passam por uma crise humanitária. Ha 14 anos estão acampados e já foram expulsos três vezes sendo forçados a perambular sem moradia e sem terra.
O Ministério Publico Federal considera o Mato Grosso do Sul como a “faixa de gaza brasileira” uma vez que a mortalidade entre os Guarani e Kaiowa, em especial por…
ContinuarAdicionado por neimar machado de sousa em 9 julho 2015 às 19:57 — Sem comentários
Por Neimar Machado de Sousa (FAIND/UFGD)
Representantes indígenas de vários estados juntaram-se a uma delegação de professores e caciques das etnias Guarani, Kaiowá e Terena do Mato Grosso do Sul e partiram para Brasília, onde, durante dois dias, visitaram alguns órgãos do governo federal: CAPES, FUNAI, STF, AGU, MEC e Congresso Nacional. Uma pergunta que se fizeram várias vezes foi: o que nos trouxe aqui? Durante dois dias acompanhei, como observador, esse grupo e…
ContinuarAdicionado por neimar machado de sousa em 3 julho 2015 às 12:54 — Sem comentários
Neimar Machado de Sousa (FAIND/UFGD)
As informações desencontradas e contraditórias, que chegam da área indígena atacada de Kurusu Ambá, cruz sagrada em Guarani, no município de Coronel Sapucaia – MS, nos ensinam, a partir dos rincões abandonados pelo Estado na fronteira Brasil – Paraguai, algumas lições.
A região está abandonada porque as crianças dessa área, vítimas da omissão estatal, têm de andar mais de 20 km todos os dias para…
ContinuarAdicionado por neimar machado de sousa em 3 julho 2015 às 12:48 — Sem comentários
A Aldeia Kurusu Amba, habitada pelo povo Kaiowá, município de Coronel Sapucaia, MS, teve vários barracos queimados em razão do fazendeiro ter ateado fogo ao pasto nas proximidades no dia de hoje. A região foi estudada pela antropóloga Alexandra Barbosa.
Adicionado por neimar machado de sousa em 12 outubro 2014 às 17:30 — Sem comentários
Estarão…
Adicionado por neimar machado de sousa em 30 setembro 2014 às 16:25 — Sem comentários
Amanhã, 10h, na unidade II, da UFGD, Dourados, MS, haverá a defesa da mestranda Regiane Francisca Barbosa, intitulada Ensino de História nas Escolas Indígenas: aportes analíticos a partir de experiências escolares de professores indígenas guarani e kaiowá do Mato Grosso do Sul.
Adicionado por neimar machado de sousa em 30 agosto 2013 às 14:05 — Sem comentários
Convido os membros do grupo para participar do X Congresso Internacional de Direitos Humanos, a ser realizado entre 21 a 24 de agosto de 2013, em Campo Grande, MS, no campus da Universidade Católica Dom Bosco. www.cidh.ufms.br
Adicionado por neimar machado de sousa em 2 agosto 2013 às 15:39 — Sem comentários
Em virtude da Comissão Externa do MEC nessa semana na FAIND, a ideia é fazer um trabalho administrativo para atualizar o grupo de pesquisa, inserindo os novos membros. Durante o horário da tarde, sexta-feira, ficaremos on-line para esse trabalho.
Att.,
Prof. Neimar Machado de Sousa
Adicionado por neimar machado de sousa em 4 julho 2013 às 0:59 — Sem comentários
Aula inaugural do PPGH com Cristina Pompa, 20h, anfiteatro da UFGD, Dourados, MS, unidade II. Mais informações: www.ufgd.edu.br
Adicionado por neimar machado de sousa em 1 julho 2013 às 19:05 — Sem comentários
Simpósio Temático: 074/098: História, cultura e a temática indígena nas universidades: lacunas historiográficas de uma igualdade duvidosa.
Falta apenas um mês para o nosso Simpósio. As cartas de aceite estão disponíveis na Área do Inscrito no site da ANPUH, onde também se encontra a lista de apresentação dos trabalhos, em cada sessão, por cada dia da semana.
Nosso objetivo é agilizar as discussões e aproveitá-las ao máximo, tentando, na medida do…
Adicionado por neimar machado de sousa em 27 junho 2013 às 9:28 — Sem comentários
Adicionado por neimar machado de sousa em 26 junho 2013 às 23:33 — Sem comentários
Simpósio Nacional de História 2013. Natal, RN. O grupo de pesquisa História e Educação Indígena estará presente no Simpósio: História, cultura e a temática indígena nas universidades. A página do evento pode ser acessada em: http://www.snh2013.anpuh.org/site/capa
Veja também o detalhamento de nosso Simpósio:
Resumo: Esse simpósio é uma atividade do GT Os Índios na História e resulta da necessidade de reflexões…
ContinuarAdicionado por neimar machado de sousa em 21 junho 2013 às 12:12 — Sem comentários
O artigo discute o ofício do antropólogo dentro e fora do mundo acadêmico, caracterizando-o como uma atividade onde a prática de desvendar evidências simbólicas ocuparia posição de destaque. Neste empreendimento, é explorada a ideia do contraintuitivo em suas dimensões material e simbólica como fonte de produção das evidências empíricas valorizadas pelo pensamento científico. O artigo chega ao fim indicando que as principais características da interpretação antropológica estão igualmente…
ContinuarAdicionado por neimar machado de sousa em 20 junho 2013 às 8:31 — Sem comentários
Adicionado por neimar machado de sousa em 6 novembro 2011 às 23:55 — Sem comentários
Bem-vindo a
Laboratório de Pesquisas em História e Educação Indígena
© 2024 Criado por neimar machado de sousa. Ativado por