Simpósio Nacional de História 2013. Natal, RN. O grupo de pesquisa História e Educação Indígena estará presente no Simpósio: História, cultura e a temática indígena nas universidades. A página do evento pode ser acessada em: http://www.snh2013.anpuh.org/site/capa

Veja também o detalhamento de nosso Simpósio: 

Resumo: Esse simpósio é uma atividade do GT Os Índios na História e resulta da necessidade de reflexões sobre a constatação de que nas últimas três décadas ocorreu uma expansão significativa dos estudos históricos sobre povos ameríndios, sobre populações indígenas em contextos multiétnicos em sociedades coloniais e contemporâneas, além do aumento de políticas públicos voltadas para os povos indígenas. Ainda assim, grande parte dos historiadores e da produção historiográfica continua a ignorar a presença e sobretudo a participação dos índios na História do Brasil. O objetivo deste simpósio, portanto, é o de reunir trabalhos originais que busquem discutir a história dos índios/os índios na História, e as relações entre as pesquisas e a sala de aula. Essa questão se torna mais urgente a partir da publicação da lei 11.645 de 2008, que determina a obrigatoriedade do ensino de história e culturas indígenas nos estabelecimentos de educação básica públicos e privados no Brasil. Por outro lado, não basta a inclusão de conteúdos nos currículos se os professores não estiverem preparados para abordá-los. Assim, a problemática nos remete aos cursos de formação de professores nas universidades e instituições congêneres. Portanto, além de refletir sobre as experiências de inclusão das disciplinas obrigatórias ou eletivas sobre a história indígena nos cursos de formação de professores, esse Simpósio será um espaço para apresentações e discussões de artigos e pesquisas a respeito das adequações e resistências à Lei 11.645/2008 bem como sobre a atual produção de conhecimento histórico para o ensino sobre os povos indígenas.

Justificativa: O Simpósio História e Cultura Indígena nas Universidades: da pesquisa ao ensino discutirá as exigências decorrentes da Lei 11.645/2008 alterou o Ar. 26-A da LDB (Lei de Diretrizes e Base da Educação) ao determinar a inclusão nos currículos escolares da Educação Básica o ensino da história e culturas dos povos indígenas no Brasil. Pois Se por um lado a determinação legal é uma conquista para os povos indígenas, por outro lado, a efetivação da referida Lei implica em uma série de questões e desafios. O texto da citada Lei é bastante vago e não definiu responsabilidades para implementação e efetivação da determinação legal, a exemplo dos papéis dos gestores educacionais em suas várias instâncias. A partir de quais subsídios serão discutidos e ensinados conteúdos sobre a temática indígena na escola? De que forma ocorrerá a formação do professorado que estão atuando? Como a temática indígena será tratada nos cursos de formação de professores? Qual o lugar da História Indígena nos cursos de licenciaturas, especificamente na área de História, Ciências Humanas e Sociais? Como vem sendo ensinada a História Indígena nos cursos universitários? Com esse Simpósio, portanto, pretendemos além das reflexões sobre essas e outras questões, das apresentações de experiências, provocar discussões sobre o ensino da História Indígena e seus desafios para superação de abordagens que enfocam o exotismo e folcloraziação dos indígenas e, contribuindo na superação das desinformações, equívocos e preconceitos, na formação de cidadãos críticos que reconheçam o Brasil em suas sociodiversidades, incluindo os povos indígenas.

Exibições: 19

Tags: História, Nacional, Natal, Simpósio, de

Comentar

Você precisa ser um membro de Laboratório de Pesquisas em História e Educação Indígena para adicionar comentários!

Entrar em Laboratório de Pesquisas em História e Educação Indígena

© 2024   Criado por neimar machado de sousa.   Ativado por

Relatar um incidente  |  Termos de serviço