julho 2015 Posts no Blog (5)

Roberto Carlos

Roberto Carlos

Prof. Neimar Machado de Sousa (FAIND/UFGD)

 

A última pessoa que eu esperaria cruzar numa aldeia guarani do ms era o Roberto Carlos, da jovem guarda. Eu o encontrei mais de uma vez na terra indígena te’ýikue, município de Caarapó, ms. Inicialmente pensei que estivesse interessado no conservatório de música, que está em estágio final de construção, ou mesmo na orquestra de violões que, desta aldeia, encanta…

Continuar

Adicionado por neimar machado de sousa em 22 julho 2015 às 10:54 — Sem comentários

Olhar 43

Olhar 43

Neimar Machado de Sousa (FAIND/UFGD)

 

Os jovens que adolesceram na década de 80 lembram, com certeza, da banda RPM e de seu vocalista rouco Paulo Ricardo. Seu sucesso mais conhecido e que marcou o pop-rock brasileiro, Olhar 43, cantava em 1985: “é perigoso o seu sorriso, é um sorriso assim jocoso, impreciso, diria misterioso, indecifrável, riso de mulher.”

Entre os risos indecifráveis de mulher, certamente o mais…

Continuar

Adicionado por neimar machado de sousa em 11 julho 2015 às 0:08 — Sem comentários

Deixem os Indígenas Guarani e Kaiowa viverem

Na comunidade indígena APYKA´I localizada em Dourados (MS) às margens da BR 463, sentido Ponta Porã, vivem cinco famílias sobreviventes dos Guarani e Kaiowa que nos últimos 25 anos passam por uma crise humanitária. Ha 14 anos estão acampados e já foram expulsos três vezes sendo forçados a perambular sem moradia e sem terra.

O Ministério Publico Federal considera o Mato Grosso do Sul como a “faixa de gaza brasileira” uma vez que a mortalidade entre os Guarani e Kaiowa, em especial por…

Continuar

Adicionado por neimar machado de sousa em 9 julho 2015 às 19:57 — Sem comentários

A caneta e a borduna

Por Neimar Machado de Sousa (FAIND/UFGD)

Representantes indígenas de vários estados juntaram-se a uma delegação de professores e caciques das etnias Guarani, Kaiowá e Terena do Mato Grosso do Sul e partiram para Brasília, onde, durante dois dias, visitaram alguns órgãos do governo federal: CAPES, FUNAI, STF, AGU, MEC e Congresso Nacional. Uma pergunta que se fizeram várias vezes foi: o que nos trouxe aqui? Durante dois dias acompanhei, como observador, esse grupo e…

Continuar

Adicionado por neimar machado de sousa em 3 julho 2015 às 12:54 — Sem comentários

A insustentável fragilidade em Kurusu Ambá

Neimar Machado de Sousa (FAIND/UFGD)

 

As informações desencontradas e contraditórias, que chegam da área indígena atacada de Kurusu Ambá, cruz sagrada em Guarani, no município de Coronel Sapucaia – MS, nos ensinam, a partir dos rincões abandonados pelo Estado na fronteira Brasil – Paraguai, algumas lições.

A região está abandonada porque as crianças dessa área, vítimas da omissão estatal, têm de andar mais de 20 km todos os dias para…

Continuar

Adicionado por neimar machado de sousa em 3 julho 2015 às 12:48 — Sem comentários

© 2024   Criado por neimar machado de sousa.   Ativado por

Relatar um incidente  |  Termos de serviço