Rodolfo Chamorro, líder espiritual mbyá, explica que Nhanderu criou os guarani nesta terra, na América, para que disfrutem a natureza e a cuidem. “Antes da chegada dos brancos, éramos muito ricos. Ricos da natureza. Havia muitos animais e não faltava alimento.”

Tínhamos frutas, o río, os peixes e as árvores. A invasão dos brancos tirou nossas terras. Por 500 anos seguimos maltratados. Agora ficamos pobres, mas ainda existimos.

Todas as manhãs cantamos e dançamos para entregar o dia ao Criador, para que cuide de nossas crianças e nos proteja durante as caçadas. Este é o nosso costume.

O Opygua, líder religioso, é escolhido por Nhanderu desde criança, tocando no coração. O líder religioso comunica-se com o criador pelos sonhos e dá força espiritual aos jovens para que defendam os próprios direitos.

O templo, opy, é construído coletivamente pelos que lembram de Nhanderu, o criador. É erguido para que ele veja que é reconhecido. Todas as manhãs e tardes é visitado. Foi Nhanderu quem ensinou os guarani como erguer seu templo, a cortar a madeira, a trabalhar a taquara e o barro com amor.

 

REFERÊNCIAS E FONTES:

Pueblos originários. Mbya Guarani. Nhanderu. Tekoa Arandu, 2007.

 

NOTAS:

  1. Pesquisa, organização e adaptação: Neimar Machado de Sousa, doutor em história da educação (UFSCar) e pesquisador (FAIND/UFGD). Karai Nhanderovaigua. E-mail: neimar.machado.sousa@gmail.com
  2. O artigo tem objetivo educacional e formato adaptado às mídias sociais.
  3. A grafia adotada para as palavras indígenas segue as fontes consultadas.
  4. METADADOS: nhanderu, opy.
  5. IMAGEM: ASSEJUR CIMI MS, 2019.

 

Tags: nhanderu, opy.

Exibições: 24

Responder esta

© 2025   Criado por neimar machado de sousa.   Ativado por

Relatar um incidente  |  Termos de serviço