Perguntou a Lua ao irmão mais velho, o Sol. Aquilo que vem vindo pelas águas como uma vara comprida é Sucuri amarelo, explicou Kwarahy. Este é um dos bichos da água, ypóry, que os gêmeos encontraram após se vingarem das onças.
- Viu o que saiu da areia, Ke’y, disse a Lua. Esta é a tartaruga, Karumbe, respondeu o irmão maior. A Lua, Jasy, perguntava pelos nomes destes animais. Assim foram caminhando até chegas à tapera, ogwepy, das onças.
Quando chegaram à tapera, foram entrando e a lua foi atrás do irmão dele. Foram chegando e o Sol não tinha contado ao seu irmão menor que tinha feito um Mundéu antes de saírem atrás das guaviras. O Sol disse então ao seu irmão menor:
- depois não se esqueça de conferir o Mundéu, Tyvyry.
O irmão menor dele já queria tanto ver o mundéu e disse:
- Eu já vou olhar.
- Não ainda, espere um pouco mais, disse o Sol.
Logo depois, a Lua já foi olhar o mundéu.
- Quando perceber que o mundéu desarmou diga: é a paca, é a paca (jaixa). Vá dizendo assim.
Aqui tem outro mundéu, vai olhar também. A lua viu que o mundéu estava desarmado e disse é a paca é a paca. Foi chegando e disse isso. A paca estava pintadinha debaixo do mundéu.
REFERÊNCIAS E FONTES:
SOUZA, Andreza. Terra Indígena. Ano XV, N. 82, out. Assis: CEIMAM, 2000.
NOTAS:
REDES SOCIAIS
O QUE É AQUILO QUE VEM VINDO PELAS ÁGUAS? Perguntou a Lua ao irmão mais velho, o Sol. Aquilo que vem vindo pelas águas como uma vara comprida é Sucuri amarelo, explicou Kwarahy. Este é um dos bichos da água, ypóry, que os gêmeos encontraram após se vingarem das onças. http://bit.ly/2KE7pU7
Bem-vindo a
Laboratório de Pesquisas em História e Educação Indígena
© 2025 Criado por neimar machado de sousa.
Ativado por