A primeira etapa da criação consistiu na autocriação de Nhande Ru Tenonde em meio às trevas e ventos originários originárias. A segunda etapa consistiu na criação do Fundamento da linguagem humana, a origem da comunicação entre os seres humanos e a divindade.
A linguagem é, em essência, a alma dos seres humanos, segundo explicam os anciãos guarani. Nhande Ru Tenonde, o pai primeiro, deu a vida a quatro deuses que o ajudaram na Criação do Mundo: Ñamandu, Karai, Jakaira e Tupã.
O criador fez também a primeira terra: o homem, a mulher, os animais e as plantas. Com seu xiru firmou o esteio do centro da terra, lugar de origem dos guarani. Fixou também outro esteio no sol nascente, morada da karai.
Outro xiru foi fixado na morada de tupã, no sol poente. Mais um xiru foi fixado na origem dos ventos bons e saudáveis, norte e noroeste. Finalmente criou uma das origens do tempo-espaço primeiro, sul. Estes são os sustentos do firmamento.
REFERÊNCIAS E FONTES:
CADOGAN, Leon. Ayvu Rapyta. São Paulo: USP, 1959.
RODAS, Jose Javier. Crónicas de la tierra sin mal. Argentina, 2019.
NOTAS:
- Pesquisa, organização e adaptação: Neimar Machado de Sousa, doutor em história da educação (UFSCar) e pesquisador (FAIND/UFGD). Karai Nhanderovaigua. E-mail: neimar.machado.sousa@gmail.com
- O texto tem finalidade educacional e formato adaptado às mídias sociais.
- A grafia adotada para as palavras indígenas segue as fontes consultadas.
- METADADOS: tupã, karai, nhamandu, jakaira.
- IMAGEM: GONÇALVES, Claudia. Ka’aguy Póra’i. Dourados, MS, 2018.
