É o título de um livro desenvolvido pelos educadores indígenas guarani e kaiowá da Aldeia Te’ýikue, de Caarapó, MS. Esta aldeia possui uma área de 3.594 hectares, demarcada em 20 de novembro de 1924.
De acordo com os professores indígenas que produziram este livro, “atualmente, estima-se a população em seis mil habitantes, com mais de 1.200 famílias, aproximadamente 1.600 estudantes no ensino fundamental na Escola Ñandejara Polo e em mais três extensões: Loide Bonfim Andrade, Saverá e Mbokaja.
A partir de 2012 iniciou-se o movimento das Retomadas dos Tekoha Tradicionais ao redor da aldeia Te'yikue, de onde fomos removidos na década de 1930. As novas aldeias são: Pindo Roky, Itagua, Te'yijusu, Tavyterã, Ñandéva, Guapo'y, Ñamõi Guaviray, Kunumi Vera e Jeroky Guasu.
Através deste livro — Ka'arovapy —, da Coleção Saberes Indígenas na Escola, queremos contar um pouco sobre a mata, os córregos e os animais que ainda vivem na aldeia.
Na visão dos Guarani e Kaiowá, a mata, os córregos e os animais têm seus guardiões. Por isso entendemos que esses conhecimentos devem ser fortalecidos, continuamente, fora da escola e também por meio dela.
Descrevemos sobre a mata densa e sua diversidade, sobre os córregos que cortam o espaço da floresta e os tipos de animais que vivem neste território. Incluímos as frutas naturais, as plantas medicinais e os tipos de cipó que são usados para construção de casa.
Também apresentamos a forma de caçar e os pos de animais de caça, bem como os córregos que oferecem a pesca. Reconhecemos que não descrevemos tudo sobre a concepção Guarani e Kaiowá a respeito destes conhecimentos, porque são muitos. Muitas dúvidas que surgirem nesta escrita deverão ser resolvidas com os mais velhos, através da oralidade, pois são pessoas especialistas nos conhecimentos sobre as riquezas naturais do nosso território. Esta escrita é fruto da pesquisa e do entendimento da própria comunidade Te'ýikue.”
TEXTO: Katiana Barbosa de Carvalho, Braulina Isnarde Fernandes, Rosileide Barbosa de Carvalho e Renata Castelão.
REFERÊNCIAS E FONTES:
Comitê Editorial Cone Sul Ação Saberes Indígenas na Escola. Ka’arovapy. Dourados, MS: Ed. Universidade Federal da Grande Dourados, 2018. 83 p. : il. color.
NOTAS:
Tags: KA'AROVAPY
Bem-vindo a
Laboratório de Pesquisas em História e Educação Indígena
© 2025 Criado por neimar machado de sousa.
Ativado por